Exposição de Arte e Cultura do Vale do Jiquiriçá destaca protagonismo estudantil, em Amargosa

by Canal sem Cortes
A vibrant art exhibition in Amargosa showcases student achievements and cultural expressions from the Vale do Jiquiriçá, featuring diverse artworks and engaging installations that celebrate local heritage. no texts on scene.  photorealistic style, high resolution, 4k details, HDR, cinematic lighting, professional photography, studio lighting, vibrant colors.

Divulgação   O Núcleo Territorial de Educação do Vale do Jiquiriçá (NTE 9), em parceria com o Centro de Artes de Amargosa – Diversidade, Uni…

Divulgação
 O Núcleo Territorial de Educação do Vale do Jiquiriçá (NTE 9), em parceria com o Centro de Artes de Amargosa – Diversidade, Universidade, Cultura e Ancestralidade (Casa do Duca), vinculado à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), está promovendo a Exposição de Arte e Cultura do Vale do Jiquiriçá, que ficará aberta ao público durante todo o mês de outubro. A mostra é composta por 45 obras desenvolvidas por estudantes das 28 escolas da rede estadual do NTE 9 e traz uma rica diversidade de produções visuais que expressam a cultura e o patrimônio do território.

O diretor do NTE 9, Williams Panfile, falou sobre o significado da exposição para os estudantes da região. “É extremamente importante valorizar, cada vez mais, o protagonismo juvenil e colocar os nossos alunos como protagonistas das suas histórias. Estamos muito felizes com a realização desse encontro aqui, no território. A exposição é aberta ao público e convidamos toda a comunidade para vir conhecer os talentos dos nossos estudantes”.

Os alunos são os grandes protagonistas da exposição, que inclui, além das artes visuais, 19 álbuns temáticos sobre o patrimônio histórico e as manifestações culturais da região. As obras revelam o olhar sensível e criativo dos jovens sobre as paisagens, os personagens e os fazedores de cultura que compõem a memória cultural do Vale do Jiquiriçá. Cada peça reflete o compromisso desses estudantes com a valorização e preservação da arte.

Lucas Antonio dos Santos, 18 anos, 3°ano, do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Vale do Jiquiriçá, um dos participantes, ressaltou a alegria em ver seu trabalho exposto em um espaço que valoriza a arte e a cultura local. “Está sendo uma oportunidade enriquecedora e super importante. Eu não imaginei ter uma obra que eu criei sendo exposta para as pessoas verem e conhecerem o meu talento. Fiz “Águas em fúrias, resiliência” em conjunto com o meu amigo Matheus. Nessa obra, a gente quis retratar o desastre natural que aconteceu no Rio Grande do Sul, mostrando a nossa visão sobre a realidade da sociedade”, explicou o estudante.

A iniciativa de realizar a exposição surgiu da necessidade de dar visibilidade às produções artísticas desenvolvidas pelos alunos e de fortalecer a relação entre a educação e a cultura. Segundo os organizadores do evento, a Casa do Duca é um espaço dedicado ao protagonismo juvenil e ao fortalecimento da identidade cultural, o que torna a participação dos estudantes essencial para o sucesso da exposição. Além de expressar suas vivências e talentos, os jovens estão contribuindo para a construção de uma sociedade que valoriza a diversidade e os saberes populares do território.

Related Posts

Leave a Comment