HUAP e UFF têm ação de prevenção e tratamento de câncer de pele

by Canal sem Cortes
A vibrant scene depicts a modern healthcare clinic with patients receiving skin examinations outdoors, surrounded by lush greenery and professional staff, symbolizing the collaboration between HUAP and UFF in cancer prevention and treatment. no texts on scene. photorealistic style, high resolution, 4k details, HDR, cinematic lighting, professional photography, studio lighting, vibrant colors.

O Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza nesta sábado mutirão de combate ao câncer de pele. Serão realizadas consultas e biópsias, sem necessidade de agendamento prévio. No ano passado, foram mais de 100 atendimentos e a expectativa para este ano é atender um número de pacientes ainda maior.

Segundo o dermatologista Carlos Arthur, qualquer pessoa, sem restrição de idade, que resida na região de atendimento do hospital e necessite de avaliação médica para identificar a suspeita de câncer de pele, pode procurar o Huap, na Av. Marquês do Paraná, 303 – Centro, Niterói – RJ, entre 9h e 15h.

Ocorrerão simultaneamente cirurgias de câncer de pele de pacientes na fila do hospital através do Sistema Único de Saúde (SUS), e biópsias de lesões diagnosticadas na campanha.

Como identificar a necessidade de atendimento médico?

Os especialistas da Rede Ebserh alertam para a regra do ABCDE. Caso alguma pinta ou mancha apresente Assimetria, Borda irregular, Cor com dois tons ou mais, Dimensão superior a 5 mm e Evolução (cresce e muda de cor), é necessário procurar atendimento médico, como também nos casos de lesões em crescimento e feridas que não cicatrizam.

A campanha de prevenção do câncer de pele acontece em dezembro, todos os anos. É o Dezembro Laranja, mês em que predomina o verão e muito sol. Quem participar do mutirão receberá orientações gerais sobre a prevenção do câncer de pele, como evitar exposição solar entre 10h e 16h, usar protetor solar, além de roupas com fotoproteção, chapéu e óculos.

A população de risco deve se atentar ainda mais, já que o câncer de pele é desenvolvido por fatores genéticos, familiares e ambientais, incluindo os hábitos, que são muito importantes. É considerado um paciente de risco, aqueles com muitas pintas pelo corpo, surgimento de pinta nova em crescimento na fase adulta, histórico de exposição solar intensa e presença de ferida que não cicatriza.

O dermatologista alerta que o câncer de pele pode levar a cicatrizes inestéticas e à morte. “A prevenção e o diagnóstico precoce são nossas maiores armas contra este câncer. Hábitos ruins de exposição solar, sem a devida fotoproteção, contribuem para o seu aumento no nosso país”, afirma Carlos Arthur.

Cada um com a sua prevenção

Esse é o tema da Campanha Dezembro Laranja, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que busca conscientizar mais pessoas sobre o câncer de pele e sobre a importância de procurar um dermatologista para entender a combinação ideal de medidas individualizadas de proteção da pele, levando em consideração a história de vida de cada pessoa.

Tipo de câncer mais comum

O câncer de pele não melanoma ainda é o câncer mais comum no Brasil (31,3% do total de casos), seguido pelo câncer de mama feminina (10,5%), de próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%). Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) são esperados 220 mil casos novos de câncer de pele no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência.

Rede Ebserh

O Huap-UFF faz parte da Rede Ebserh desde abril de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Related Posts

Leave a Comment